terça-feira, 14 de setembro de 2010

Tópicos de História da Arte

1- A história da arte: origem, abordagens, relações com outras disciplinas. Figurativo, abstrato e outras linguagens. A formação do cânone.

2- A arte e a literatura na antigüidade oriental: esquematismo na Arte Egípcia e Mesopotâmica; função social da arte e do artista, narrativas visuais.

3- Arte e literatura na antigüidade clássica: desenvolvimento do escorço, ideologia das formas esculturais e arquitetônicas, mito, música e tragédia grega. Arte entre os romanos: realismo, funções decorativas, arquitetura monumental.

4- Arte medieval: o desenvolvimento da arte cristã primitiva, a arte islâmica e bizantina, o gênero românico e gótico, o teatro e a música medieval (ars antiqua e ars nova)

5- Renascimento: desenvolvimento da perspectiva, do claro-escuro, dos madrigais, das literaturas nacionais. Resgate da mitologia grega. Maneirismo e formação das academias. Imagens do Novo Mundo.

6- Barroco: religião e uso das linguagens artísticas entre católicos e protestantes. O teatro da farsa, cultismo e conceptismo. A formatação da música erudita e o surgimento da ópera. O Barroco mineiro e o barroco missioneiro.

7- Rococó e neoclássico: a arte aristocrática e a retomada do cânone clássico nas academias. Iluminismo, literatura e crítica de arte. A música clássica. A pintura dos viajantes europeus na América e a formação das academias.

8- Romantismo: a modernidade e a nostalgia das formas pré-clássicas. A literatura romântica e o decadentismo. A sinfonia e a ópera wagneriana. O romantismo e a pintura histórica na América.

9- Realismo e impressionismo: a estética da denúncia social, a busca da realidade fotográfica, o paisagismo, a nova arquitetura das cidades e ferrovias, o cromatismo debussyano e os balés russos. O teatro de Ibsen. Balzac e Zola. A literatura russa.

10- Vanguardas e a crise da arte: os artistas da vanguarda pós-impressionista. Cubismo, expressionismo, futurismo, primitivismo, dadaísmo. O dodecafonismo. O teatro de agressão. O cinema naturalista e o modelo soviético. Modernismo brasileiro.

11- Retomada do culto à obra de arte: surrealismo, realismo socialista, romantismo nazista. Bauhaus e o novo utilitarismo. Cinema em Hollywood. Rádio e música popular. A literatura inglesa e norte-americana.

12- A arte no pós-guerra: triunfo do expressionismo abstrato. Neorealismo italiano, nouvelle vague, cinema novo. O rock e os movimentos de contestação da juventude. A Arte pop. O realismo fantástico latino-americano. Pós-modernismo. Concretismo e Tropicalismo.

Nenhum comentário: